Um Curso, Um Emprego, Um Futuro!

Boa noite,
Daqui a menos de uma semana o meu futuro vai ser desvendado. Dia 11 de Setembro sairá os resultados das candidaturas ao Ensino Superior.
A escolha do curso é tudo menos simples. Existe muita coisa que tem que ser colocada em cima da mesa. O que gostamos, o que queremos, o que nos imaginamos a ser daqui a 20 anos. Numa escolha tão importante gostar não basta - pode dar muito prazer, mas e se não der nenhum emprego? Ideal, ideal é juntar, razão e coração.
Falar é fácil. Os nossos pais, familiares, amigos, têm sempre alguma coisa a dizer sobre o curso que devemos seguir, mas não são eles que vão estudar, nem muito menos fazer "aquilo a vida inteira". Escolher um curso só porque os pais querem, a família idealiza, ou obriga é estar a ser uma pessoa que não se é. Escolher um curso é pensar no presente, mas sobretudo imaginar o futuro.
Temos que saber o que é, exatamente, o curso que queremos. Para que serve. Há muitas pessoas que escolhem Comunicação, mas não fazem ideia o que se faz em Comunicação, tal como há quem escolha um curso de Direito sem nunca ter falado com um Advogado ou Magistrado.
Queres passar a tua vida a fazer uma coisa que não gostas? Ninguém quer! Posso dizer que, o meu sonho sempre foi ser professora. A profissão fascinava-me e sempre que me perguntavam o que queria ser quando fosse grande, respondia, o mais honesta possível:
- "Quero ser professora! Porque adoro crianças!"
Desde o inicio do 12º ano que comecei a refletir sobre aquilo que quero realmente ser. Ser professora começou a sair, gradualmente da minha mente. Ser professor não é para todos. É preciso muita paciência e gosto pela profissão. Gosto eu tenho, paciência é que...
O que me fez ficar de pé atrás foi, principalmente, imaginar o futuro. No inicio todas as profissões são maravilhosas, mas quando essa profissão se torna rotina, passa de maravilhoso a péssimo. E educação, para mim, podia tornar-se rotina. Ensinar sempre o mesmo, ser sempre a mesma, fazer sempre o mesmo. Mas há uma coisa que seria maravilhosa para sempre - as crianças. Cada criança seria um desafio e uma luta para a educar da melhor maneira, conforme a sua personalidade.
Sempre que dizia que queria ser professora falavam-me do desemprego, mas isso não pode ser razão de desistir. Neste país é difícil existir cursos sem desemprego. Se gostas, se te imaginas, se é mesmo isso que queres, LUTA, não te deixes vencer pelos números que aparecem nos jornais. Os melhores têm sempre lugar.
Em Julho, na altura da candidatura ao Ensino Superior, meti Educação na 1º preferência e Direito em 2º. Agora que falta 1 semana para saber o meu futuro começo a ficar com as pernas a tremer. Será que vou conseguir entrar? Será que vou ser uma boa profissional?

E neste momento só me resta esperar que este país decida o que vou ser para toda a vida. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma carta, por favor! #2

Entrei na Faculdade, e agora?

Mais uma Carta, por favor!